Programa de Trabalho 2011-2014

 

   

                  SPORT QUELIMANE E BENFICA

 

 

 

 

                             PROGRAMA DE TRABALHO DO S.Q.B

 

 

A presente Direcção ora eleita para o ano de 2010-2014, propôe levar a efeito o seguinte Programa de Trabalho:

 

1.- Cumprimento integral dos Estatutos

 

2.- Promover a união de todos os associados e simpatizantes

 

3.- Promover a prática das diferentes modalidades desportivas

 

 

4.- Estabelecder relações de cooperação de interesses reciproco com entidades oficiais, particulares, associações, clubes que se proponham trabalhar para o desenvolvimento da educação fisica e do desporto em geral.

 

5.- Abrir  as portas  do Clube a todos os jovens para a prática de todo o tipo de desporto e recreação em conformidade com os estatutos.

 

6.- Promover dois Seminários a nível da cidade de Quelimane sob os temas O desporto em geral na cidade de Quelimane e o Futebol na Provincia da Zambézia com o apoio das entidades oficiais e particulares, clubes, dirigentes, antigos e actuais praticantes ou não.

 

7.- Património

 

8.- Reorganização dos despartamentos de Futebol, Basquetebol e Xadrez.

 

9.- Diversos

 

 

 

                                              .............

                                      -----------------------

                                  -----------------------------

 

 

 

 

 

              1.- CUMPRIMENTO INTEGRAL DOS ESTATUTOS

 

1.1.- Embora os Estatutos actuais que regem o Sport Quelimane e Benfica estejam um pouco desajustados com a situação actual, não implica que se cumpra com rigor o que esta estatuido, cabendo no entanto aos orgãos directivos contrabalançar, afim de se evitar cada vez mais a degradação da imagem do Clube, bem como evitar os choques, por vezes violentos entre os próprios associados e dirigentes por tomadas de medidas totalmente contrárias ao estatuido.

 

1.2.-Rever os estatutos de acordo com as decisões tomadas em Assembleia Geral, enquadrando as novas normas legisladas que reflitam o tempo presente e  o futuro dentro das realidades.

 

1.3.- Estarmos cientes de que uma associação de individuos, sejam eles de uma empresa, clubes, associações, não podem ser dirigidas como pertença de uma só pessoa, mas sim de um colectivo de associados.

 

1.4.- Permitir a todos os orgãos directivos que dêem o seu parecer ´para as decisões a bem da colectividade, por forma a cativar o seu interesse, evitando assim que tomem posse dos cargos a que foram designados e  não comparecerem por não terem voz activa.

 

1.5.- Para todos estes casos e outros, estão previstos nos Estatutos do Clube.

 

1.6.- Não existe nos estatutos nenhum artigo que nos indica que uma Assembleia Geral, o Conselho Fiscal e Jurisdicional não pode funcionar por interesses pessoais, torna-se necessario corrigir esta situação, cumprindo com o que esta estatuido.

 

 2.-PROMOVER A REUNIÃO DE TODOS OS ASSOCIADOS E       SIMPATIZANTES

 

2.1.-Apoiar e incentivar confraternização de todos os antigos atletas de todas as modalidades que o clube ja praticou e pratica, atravéz de encontros desportivos com outros clubes da cidade.

 

2.2.- Homenagear antigos atletas e praticantes, que deram muito de seu  sacrificio e suor na defesa da camisola que envergaram e que por motivos alheios não receberam na devida altura o reconhecimento.

 

2.3.- Promover a aproximação de todos os simpatizantes do clube que embora economicamente debeis não deixam de ser BENFIQUISTAS e faze-los representar nas reuniões da  Direcção do Clube, quando convidados ou a seu pedido.

 

 

 

3.-PROMOVER A PRÁTICA DE MODALIDADES DESPORTIVAS

 

 3.1.- Que as nossas instalações sejam integralmente aproveitadas, na prática de todos os desportos.

 

3.2.- Celebraremos convivios e  acordos com outros clubes ou associações que não tenham instalações para a prática de despporto e queiram o praticar e possam fazer.

 

3.3.- Apoiar a criação da Escola de Jogadores do Clube em todas as modalidades dentro das possibilidades que possam existir.

 

 

4.- ESTABELECER RELAÇÕES DE INTERESSE RECIPROCO COM ENTIDADES OFICIAIS, PARTICULARES, ASSOCIAÇÕES, CLUBES, QUE SE PROPONHAM A TRABALHAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FISICA E DESPORTO EM GERAL

 

4.1.- Estabelecer relações de amizade e entendimento com outros Clubes, Instituições, entre outros na base do respeito mútuo para uma troca de beneficios.

 

4.2.- Promover o estabelecimento de relações sã com todas as  associações desportivas na base dos estatutos de ambos os lados com as respectivas prestações de contas, para que haja mais transparência  nas gestões financeiras.

4.3.- Promover encontros de trabalho a nível das Direcções dos clubes e associações para uma cooperação nos problemas existentes, desfazendo os nós de estrangulamento a bem do desporto.

 

4.4.- Pedir o apoio e dispor o nosso apoio na cedência das nossas equipes/Técnicos bem como instalações a disposição das associações e clubes para angariação de fundos para promover o desporto, particularmente na Provincia da Zambezia.

 

5.- ABRIR AS PORTAS DO CLUBE A TODOS OS JOVENS PARA A PRÁTICA DE TODO O TIPO DE DESPORTO E RECREAÇÃO EM CONFORMIDADE COM OS NOSSOS ESTATUTOS

 

5.1.- Que os jovens, filhos dos nossos associados ou sócios do clube com os jovens simpatizantes devidamente organizados, com disciplina e respeito possam utilizar o pavilhão gino-desportivo.

 

5.2.- De acordo com os nossos estatutos, qualquer tipo de desporto, será acompanhado por exames médicos.

 

5.3.- Que haja espaço para que todos os jovens tenham oportunidade de fazer e praticar os actos mais recreativos e desportivos.

 

 

6.- PROMOVER DOIS SEMINARIOS A NIVEL DA CIDADE DE QUELIMANE SOB O TEMA   O DESPORTO EM GERAL NA CIDADE DE QUELIMANE e o FUTEBOL NA PROVINCIA DA ZAMBEZIA com o apoio das entidades oficiais, particulares, associações, clubes, dirigentes, antigos e actuais praticantes, não esquecendo os Orgãos da Imprensa escrita e falada local.

 

6.1.- O desporto em geral na cidade de Quelimane, deverá encontrar fórmulas de sair do marasmo em que se encontra a partir dos escalões mais baixos.

 

6.2.- Ha uma juventude perdida, sem nada para fazer nas horas de ócio e no tempo de férias. Tendo a cidade locais próprios para a prática de diversas modalidades desportivas, massa humana existe, o que realmente se verifica é a falta de orientadores.

        Não são as sapatilhas, os calções e as camisolas os obreiros da falta de competições. Será que não haverá Professores de Educaçao Fisica? Quais os desportos a serem relançados?  Tudo isto será tema para desvendar e tirarem-se as duvidas.

 

6.3.- O futebol da Zambezia estará no caminho mais certo? Senão o que é preciso fazer? Será que o nivel do futebol está a subir? Qual a razão que leva a não aparecer mais atletas de gabarito que tantas e tantas tardes de alegria e  gloria já deram ao futebol e basquetebol aos zambezianos?

 

6.4.- Qual o motivo porque cada vez vão menos pessoas aos campos desportivos e em particular o futebol?

 

6.5.- Porquê cada vez os clubes gastam mais dinheiro com o departamento de futebol e em contra-partida o nivel do futebol é baixo  e maior é a corrupção?

 

6.6.- Como é  possivel querermos equiparar os clubes da Zambezia aos grandes clubes da Capital, quando ali são apoiados pelas Empresas de grande vulto e até por Organismos Estatais, tanto economicamente como desportivamente?

 

6.7.- Não será mais util e vantajoso mandar vir treinadores e preparadores fisicos para ministrar cursos nesta cidade bem como assim a formação de arbitros que tanto deixam a desejar?

 

6.8.- Será que os moldes em que se disputa o Campeonato Nacional de Futebol- MOÇAMBOLA – é o mais correcto para a nossa Provincia?

 

6.9.- Como se podera expandir o futebol, basquetebol e outras modalidades a nivel dos Distritos?

 

6.10.- As Associações correspondem com o anseio dos Clubes nelas filiadas. Defendem os interesses dos Clubes ou são meros assistentes? (yes man)

 

6.11.- Desde a componente desportiva a económica, pensamos encontrar resposta no Seminário que se pretende levar a efeito.

 

 

 

7.-PATRIMÓNIO

 

7.1.- Que sejam supervalorizadas as instalações e terrenos, e que o seu aproveitamento se faça racionalmente.

 

7.2.- Que sejam revistos os valores de aluguer e reajustados e se obrigue ao cumprimento dos respectivos contratos.

 

7.3.- Que seja revista as taxas de aluguer do Pavilhão, incluindo as despesas de luz, agua e da conservação das marcações a tinta e normas de uso do mesmo, de forma a tirar o maximo rendimento com menos desgaste das infra estruturas.

 

7.4.- Que seja integralmente aproveitado o espaço ao lado do campo de basquetebol da Escola de Formação de basquetebol.

 

7.5.- Rever os quartos existentes que eram para os atletas como estão sendo utilizados.

 

7.6.- Respeitar a segurança do PALCO, proibindo que seja usado como armazem o acesso e seu interior para que não tenhamos que lamentar algo que possa acontecer de sinistro.

 

7.7.- Contactar as Empresas Seguradoras para garantirmos a segurança dos imoveis e dos atletas.

 

8.-DEPARTAMENTOS DESPORTIVOS

 

8.1.- Restruturar na globalidade os Departamentos desportivos que estão no activo,  nomeadamente o de Futebol, Basquetebol e o Xadrez, dotando-os de meios técnicos e logísticos adequados ao desenvolvimento do Clube.

 

8.2.- Criar comissões nos respectivos departamentos que irão reorganizar, programar e promover  a capacitação dos técnicos, atravéz de estágios, colóquios ou seminários

 

8.3.- Definir uma nova politica de aquisição e dispensa de atletas, buscando sempre beneficios, quer desportivas, quer economicas para o Clube.

 

8.4.- Estudar e envidar todos os esforços com vista a participação do SPORT QUELIMANE E BENFICA na edição de 2012 nos Campeonatos Nacionais das modalidades ora praticadas e outras que se possam vir a criar.

 

8.5.- Declarar todas as modalidades do Clube como AMADOR.

 

8.6.- Pressionar as Associações Provinciais, para que junto das respectivas Federações que se aprove um novo figurino para os Campeonatos Nacionais, que sejam mais desportivos e economicamente favoráveis a clubes ditos de pequenos.

 

 

9.- DIVERSOS

 

9.1.- Fazer um Regulamento Interno do Clube conforme o previsto nos Estatutos para cada membro dos corpos gerentes seja o responsavel de cada pelouro e nâo haja atropélos ao real funcionamento e também para o Departamento Desportivo.

 

9.2.- Que o Regulamento Interno crie condiçôes em cada elemento dos corpos gerentes, que saiba e conheça as suas responsabilidades, seus deveres e direitos.

 

9.3.- Que os planos de trabalho depois de discutidos a nivel da Direcçâo e posteriormente aprovados, ao serem executados, os seus resultados seja de responsabilidade de todos, seguindo o lema UM POR TODOS E TODOS POR UM.

 

9.4.- Recolher todas as informações de assuntos tratados com a Direcção cessante que havia sido efectuados e na fase final, para se concluir desde que tragam beneficios para o Clube.

 

9.5.- Tentar reconciliar com as Direcções de outros Clubes a nossa aproximação em prol do Desporto na Zambezia.

 

 

 

                                                           ....................

                                           .................................................

                                   ...................................................................